quarta-feira, 10 de março de 2010

O "EU" olfativo


Um dos últimos comentários que recebi no polêmico post "Ode aos pequenos luxos", me trouxe para o aparentemente raso tema desta postagem. A Dani me pediu dicas para superar uma perda aparentemente simples, mas que esconde uma gravidade inerente: a do perfume de estimação. Ela me dizia não conseguir arrumar um sucessor para sua fragrância preferida, que deixou de ser comercializada no Brasil.

Entendi o drama da Dani na hora! Pode parecer a coisa mais tola do mundo, mas o julgamento é precipitado. Só quem viveu a situação de se ver viúva do perfume ao qual foi fiel por muitos anos, sabe o desespero que isso dá.

Vivi uma situação parecida quando meu amado perfume, pelo qual me apaixonei aos treze anos de idade, e usei de forma fiel e exclusiva, foi tirado do mercado depois de 12 anos de amor eterno. Quando você encontra o perfume perfeito, se sente incrível e segura como quando encontra seu príncipe encantado. Por essas e outras, a notícia de que tinham parado de fabricar minha fragrância secreta foi um golpe do qual demorei muito a me recuperar. Foram muitos meses de tentativa e erro.

Se traduzir em cheiro não é fácil. Os cheiros carregam impressões, características, lembranças, sensações. Alguns cheiros que passam por mim na rua, são capazes de me carregar, subitamente, por uma montanha russa de emoções. Basta ser pega de surpresa por um determinado cheiro e lá estou eu, transportada via nasal para uma circunstância tão específica e clara, que nem se eu fosse hipnotizada, teria alcançado tão concretamente.

Por saber o quanto o cheiro pode ser marcante, o cuidado com escolher o meu torna-se redobrado. Não pode ser algo gostosinho, porém sem qualquer personalidade, nem algo que me pareça transmitir uma imagem que não se identifique com a minha, nem algo que fique bom na pele dos outros, mas não na minha. Comprar perfume igual ao de alguém conhecido então, para mim é traição que merece punições severas! O cheiro é uma marca registrada. Já viu marca registrada compartilhada?

E foi assim que vaguei, durante meses, consolada pelo excelente cheiro de alguns shampoos, hidratantes, finalizadores, creme para as mãos, e até batons...mas sem perfume! Já estava tão acostumada com meu luto, que fui deixando de procurar até me esquecer de vez dessa missão.

E foi então que, em uma bela tarde andando por Buenos Aires, fui atacada por aquelas vendedoras de perfumaria, que ficam de tocaia na porta de suas lojas, esperando uma pobre vítima distraída para borrifar as mais diversas fragrâncias de forma tão invasiva, que você passa segundos de terror imaginando se é um ataque terrorista, lança-perfume, spray de pimenta ou um genérico ultrapotente de Sorine. Para minha surpresa, a nuvem que me envolveu não era digna de fuga e rolamento. Era um cheiro ótimo, que me cativou pelos dois dias seguintes, em que ficou impregando (no uso positivo do adjetivo) no meu casaco. Resultado, me permiti um novo casamento, e comprei aquele novo perfume. Mais de um ano depois do episódio, estou no meu terceiro vidro, e cada dia mais feliz por ter encontrado o meu "EU" olfativo novamente!

Se eu tivesse um conselho, seria esse: lide com a questão do perfume como se estivesse lidando com o grande amor da sua vida. Não se deve colecionar, cobiçar o alheio, recomendar que compartilhem do seu, se conformar com algum que não seja exatamente o que você procura, nem seguir adiante com algum que não te faça feliz. Não tenha pressa e nem vergonha de travar uma busca inexorável. No entanto, lembre-se que, mais do que procurar, você deve estar apta a reconhecer quando estiver diante dele (o que fatalmente acontece, não se preocupe). E, quando encontrar...não deixe escapar por nada nesse mundo, mesmo que seja necessário investir pesado na relação.

E, se amanhã, ele sair da sua vida por qualquer motivo que seja, terá valido a pena mesmo assim. Afinal, não é necessário que seja eterno, contanto que seja imortal enquanto dure.

3 comentários:

  1. - Vida, eu sei o quanto seu antigo perfume significava para você, não apenas pelo cheiro, mas pelo que lhe trazia de lembranças e memórias! fico feliz que tenha encontrado algo que lhe traga novamente uma identidade olfativa. Quanto a mim, digo apenas que meu "eu olfativo" despertou quando encontrei você! Meu perfume é você, meu cheiro é o seu! Te amo meu cheiro! Todos!

    ResponderExcluir
  2. Só você mesmo!!! rsr Sério, quase chorei de rir, com o ataque das vendedoras de perfume!!! Imagina a cena? Cara, porque diabos elas fazem isso? Sempre, mas sempre mesmo, tenho vontade de voltar e enfiar a porcaria do vidro todo goela abaixo!
    Mas é isso, ainda estou inconformada! Meu primeiro perfume, foi "roubado" descaradamente pela minha cunhada. O segundo é esse! Mas acho, e só acho, que vou conseguir um novo! Obrigada pela resposta-post amor!
    beijo enorme

    (Cara que coisa "foufa" o comentário do Cristiano) =]

    ResponderExcluir
  3. Cris: Vida, como não ficar toda derretida e trabalhada no "ai,ai..." lendo uma coisa dessas?! rs... você também é a minha, olfativa e em todos os demais sentidos.
    Dani: Eu que te agradeço pela inspiração! Morri de rir com a vontade de enfiar o vidro pela goela das borrifadoras: merecido!!! rs.
    Boa sorte com a sua escolha, depois me conte se conseguiu!
    Beijoooos!

    ResponderExcluir